Uma longa caminhada descalço na praia pode resultar em fascite.

Uma longa caminhada descalço na praia pode resultar em fascite.

Isto é muito comum de acontecer se a pessoa não tem o hábito de caminhar regularmente.

O que é fascite plantar?

É uma inflamação ou desgaste que ocorre na fascia da planta do pé. A fascia plantar é uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico que cobre a musculatura que vai do calcanhar até os dedos do pé. Geralmente é uma dor forte, em facada, perto do calcanhar, que ocorre principalmente de manhã, assim que se coloca o pé no chão e começa a caminhar ou depois de longos períodos sentado.

As causas podem ser: sobrepeso; pés planos ou chatos; pés cavos; atividade física intensa principalmente corridas e longas caminhadas; permanência de longo período em pé; sapatos inadequados com saltos muito altos ou sapatilhas muito rentes ao chão.

O diagnóstico é clínico, mas o médico pode pedir ressonância magnética ou RX pra se assegurar que a dor não tem outra causa tipo fratura ou esporão calcâneo.

O tratamento consiste em gelo no local para desinflamar a região, exercícios de alongamento da panturrilha, massagem, ultrassom pra regeneração dos tecidos e se for preciso, anti-inflamatório. Palmilhas ortopédicas costumam ajudar muito na recuperação. Prevenção: evite caminhadas longas na praia sem tênis.

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA

para receber informações de saúde e bem-estar!

Concordo fornecer meu email para a Lista "Mailchimp" do "Instituto Cuidados do Corpo" ( mais informações )

Seu email está 100% SEGURO! Você poderá se descadastrar a qualquer momento. Nosso site possui Certificado SSL que utiliza a criptografia mais rígida do mercado!