Celular versus Postura: uma convivência pacífica?

Sabia que o peso da cabeça adulta é de 4,5 a 5,5 quilos? Na criança ou
adolescente chega a ser 10% do peso corporal.

Este peso é naturalmente distribuído ao longo da coluna vertebral quando estamos na posição normal, porém ao flexionarmos o pescoço para frente a cabeça fica mais pesada. Podendo pesar de 12 a 27kg conforme o angulo de inclinação. É o que acontece ao digitarmos ou lermos textos na tela, principalmente do celular, mas também no laptop e tablet.

O celular nos trouxe, entre outras coisas, praticidade, agilidade e visibilidade.
Porém, veio junto com ele, dores de cabeça e na coluna cervical, provocadas pela inclinação excessiva do pescoço, o que causa uma sobrecarga nos músculos e tendões da cervical. Quanto maior a inclinação maior a sobrecarga. A tensão dos músculos também comprime os nervos e pode causar um tipo de cefaleia confundida com enxaqueca. Tal compressão inflama os nervos que partem da base do pescoço em direção ao crânio.

Importante entender que nosso organismo funciona e reage como um todo. O que acontece numa parte influencia em outra, mesmo à distância. No caso do pescoço  estamos lidando com uma parte nobre, nada mais, nada menos, aquela que liga a cabeça ao corpo.

Então vale a pena prestar atenção na sua postura.

Diminuir a inclinação do pescoço ao digitar.

Manter o aparelho o mais próximo da altura dos olhos, pelo menos na hora da leitura. ​

Mais que tudo, procure não ficar muito tempo na mesma função.

Faça pausas, mude de posição, espreguice!

Num próximo post ensinaremos exercícios para relaxar e fortalecer o pescoço.