O risco de quedas independente da idade.

O risco de quedas independente da idade.

As quedas acontecem na maioria das vezes em ambiente doméstico (quarto, banheiro, cozinha) e um fator de risco importante é o uso de medicamentos como benzodiazepínicos, sedativos, tranquilizantes e hipnóticos indutores do sono, sendo o mais conhecido o zolpidem (com inúmeros nomes comerciais).

O que é o equilíbrio e o que provoca as quedas?

O equilíbrio humano é algo complexo. Coordenado pelo cerebelo e constituído pelo sistema vestibular, o visual e o somato-sensorial, são os pés e a coordenação motora os primordiais. E justamente são estes os mais afetados pela benzodiazepina-l (zolpidem) que produz diminuição das respostas dos centros controladores da postura.

O zolpidem age rapidamente e por isso, deve ser sempre administrado imediatamente antes de deitar ou já na cama e numa tomada única. O paciente corretamente orientado pelo psiquiatra corre menos risco de quedas.

É comum as quedas acontecerem quando a pessoa levanta da cama para ir ao banheiro, ou comer. Sim, pois outra reação comum é horas após tomar a pílula para dormir, a pessoa ser tomada por ímpetos de levantar da cama, atacar a geladeira e comer sem restrições. Não lembrando depois do que fez. Assim como também não sabe por que foi parar no chão, depois que cai. Precaução: não se levantar após tomar o remédio.

INSCREVA-SE EM NOSSA LISTA

para receber informações de saúde e bem-estar!

Concordo fornecer meu email para a Lista "Mailchimp" do "Instituto Cuidados do Corpo" ( mais informações )

Seu email está 100% SEGURO! Você poderá se descadastrar a qualquer momento. Nosso site possui Certificado SSL que utiliza a criptografia mais rígida do mercado!

1 comentário em “O risco de quedas independente da idade.”

Os comentários estão encerrado.